Pesquisar este blog

domingo, 5 de dezembro de 2010

Gravidez na Adolescência



Assunto atual, decorrente ao reflexo da educação atual.
Crianças de 11, 12 anos, largadas pelas ruas ou até mesmo em suas próprias casas, dependendo do entretenimento utópico de uma TV. Essas crianças criadas muitas vezes por avós, filhos frutos de quem sabe, uma posterior gravidez indesejável. Crianças recebendo o mínimo de atenção e diálogo dos pais, crianças que não sabem receber um "não" quando os pais tentam (apenas tentam) assumir uma posição.
Leis que proíbem dos pais darem educação aos filhos. Isso só podia ser criado pelo governo. Pois bem, o governo há de ter verba pra bancar com as conseqüências.
Penso que as pessoas deveriam diferenciar Educação com Aprendizado. Pais, não mandem seus filhos à escola achando que o professor terá o dever de educar seus filhos, a educação vem do berço, professor está sendo pago para dar o "saber", "aprendizado" e não para ensinar aos seus filhos boas maneiras.
Você mãe ou pai que passa o dia todo fora, se preocupando com negócios ou com a vida das pessoas que trabalham com você, saiba que de dentro de sua casa terá um menor que apenas vai espelhar a sua imagem para os outros.
Há um tempo atras, meninos eram educados PELOS PAIS para serem cavalheiros e cordiais com as mulheres, eram educados a serem futuramente o provedor de sua família. Meninas eram educadas a se comportarem de bons modos, não se maquiavam, nem usavam mini-saias (cardápio aos pedófilos) ou tinham uma "maturidade" precosse, aprendiam com suas mães a serem prendadas, a serem mais femininas. Há um tempo atrás, os pais tinham tempo para dedicar a seus filhos.
Então, falaremos do "agora"! Se coloque na situação em que você precise de água, você enxerga a sua frente 2 poços e tem opção de escolher entre um e outro. Apenas em um poço não terá água. Você então escolhe a que poço ir primeiro e vai em direção, então você nota que aquele poço está vazio, então segue em direção à próxima opção, onde finalmente você encontrará água.
Imagine então agora que sua filha precisa de carinho, compreensão e amor, ela se depara com seus pais que estão o dia fora, dedicando seu tempo ao trabalho e coisas fúteis, ela não verá neles a fonte para ter um diálogo com seus pais, então ela poderá escolher a opção de compartilhar suas coisas com um suposto namorado (que nem ela sabe quais serão suas intenções). De repente aquela criança insegura e desorientada pelos pais, acaba tendo atitudes não pensadas (e com razão). Pronto, sem orientação de alguém mais responsável (pais), essa menina engravida acidentalmente ou não.
Agora, comece a refletir e colocar nesses exemplos o uso de drogas, criminalidade, crianças mal-educadas e sem controle, e tantos outros problemas que levam os pais a colocar culpa nos outros, e não em si mesmo.
Percebam que esses problemas se dão por conta da ausência de orientação, toda criança precisa se espelhar em alguém mais velho, ter seus pais como um "exemplo" a seguir. Então, pais e futuros pais, orientem seus filhos, saibam dar boas palmadas quando preciso ninguém nunca morreu por isso.
O corpo de uma adolescente nunca terá a estrutura física para suportar outra criança de mais ou menos 3kg, porque esta época é a que essa adolescente está em desenvolvimento físico, e o mais importante, mental.
As crianças nas palestras sobre sexualidade interessam-se mais por figuras escrotas, que é motivo de chacota para eles nessa idade, do que pela mensagem de prevenção que os palestrantes tentam passar. Porque essa ausência de interesse pelo diálogo? Simples responder isso. Porque isso já vem do berço.
Segundo a psicofisiologia, o cérebro de uma pessoa só se formará completamente, mais precisamente no lobo frontal (responsável pela ética, moral e tomada de decisão de um indivíduo) se formará aos 22 anos.
Então, não pense que o indivíduo de 18 anos tem seu juízo perfeito, imagine então uma adolescente de 11 ou 12 anos!
Pais, enquanto vocês não "frearem" essa compulsão pela precocidade infantil, haja dipirona sódica aos pais que "se preocupam" com o bem-estar de seus filhos.

Indicações: Para quem gosta de aprender e se interessa muito pelo assunto de "Adolescência", leiam o livro: "Um cérebro em Transformação" da Neurocientista Suzana Herculano.

Puella.

Um comentário:

  1. eeh cara vem do berço msm viu,agradeço a minha mae por conversar comigo inumeras vezes sobre assuntos de todos aspectos , um diálogo com um pai ou mãe faz muita falta mesmo, \o/

    ResponderExcluir